Livro | Meursault, contra - investigação, de KAMEL DAOUD - TEODOLITO



Sinopse

Ele é o irmão do “Árabe” morto por um certo Meursault cujo crime é relatado num célebre romance do século XX. Setenta anos depois dos acontecimentos, Haroun, que desde a infância viveu na sombra e na lembrança do ausente, não se resigna a deixá-lo no anonimato: volta a dar um nome e uma história a Moussa, morto por acaso numa praia demasiado ensolarada.
Haroun é um homem velho atormentado pela frustração. Noite após noite, num bar de Orão, rumina a sua solidão, a sua cólera contra os homens que tanta necessidade têm de um deus, a sua confusão face a um país que o decepcionou. Estrangeiro entre os seus, preferiria morrer, enfim...

Homenagem em forma de contraponto prestada a O Estrangeiro, de Albert Camus, Meursault, contra-investigação joga vertiginosamente com os duplos e as falsas aparências para evocar a questão da identidade. Aplicando esta reflexão à Argélia contemporânea, Kamel Daoud, conhecido pelos seus artigos polémicos, elege desta vez a literatura para traduzir a complexidade das heranças que condicionam o presente.

KAMEL DAOUD
MEURSAULT, Contra - Investigação
TEODOLITO
ISBN 9789898580344