quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Roriz, História de uma Quinta no Coração do Douro - Edições Afrontamento - historiador Gaspar Martins Pereira





O livro “Roriz, História de uma Quinta no Coração do Douro”. Trata-se de uma obra centrada na história de uma Quinta do Douro, que mistura o multissecular trajecto da lendária Quinta de Roriz com a história da região do Douro e dos seus vinhos. A obra é da autoria do historiador Gaspar Martins Pereira.

Em 500 páginas, o livro cruza a vida da Quinta de Roriz com as famílias, a política e a economia do Douro e de Portugal, com a longa história dos vinhos do Douro e do Porto, desde a presença romana até à actualidade.

«Passados sete anos que decorreram desde que desafiei o Professor Gaspar Martins Pereira a escrever “Roriz, História de uma Quinta no Coração do Douro”, esta é uma obra que deixa aos que nela estiveram envolvidos um enorme orgulho por ver brilhantemente expressos nas suas páginas o talento do autor, como historiador e escritor, e que muito vem enriquecer a bibliografia do Douro» explicou em comunicado João Vanzeller, ex-proprietário da Quinta de Roriz e actual proprietário da Symington.

Em declarações ao portal clix.pt Maria João de Almeida Gaspar Martins Pereira disse que foi «com um misto de prazer e incomodidade, que aceitei o desafio que me foi proposto por João van Zeller, vai fazer uma década, de escrever um livro sobre a história da Quinta de Roriz. Na verdade, a sensação aliciante de mergulhar no estudo da história longa de uma quinta do Douro misturava-se com uma enorme dose de incerteza relativamente às fontes de informação disponíveis para levar a bom termo esse projecto ambicioso».

Especialista da história daquela região, o autor conta todo o percurso milenar da Quinta de Roriz, desde a passagem da agricultura tradicional de subsistência para a vitivinicultura moderna, os tempos de crise e de prosperidade, as novidades e as rotinas no ciclo da vinha, as relações entre a viticultura e o comércio de vinhos e a integração dos vinhos do Douro na economia mundial. E, simultaneamente, a construção e as vicissitudes da Região Demarcada, desde a época do Marquês de Pombal até aos tempos recentes, passando pelo conturbado desastre da filoxera, atravessando a crise comercial e as alterações institucionais do final da Monarquia e da Primeira República, o modelo corporativo da ditadura e as transformações rápidas das últimas décadas.

Neste estudo o autor destaca o desenvolvimento tecnológico das vinhas durienses. «A quinta Roriz, bem como a maioria das quintas no Douro, sempre estiveram desde o século XVIII na vanguarda da técnica, estando a par dos desenvolvimentos tecnológicos da viticultura mundial», concluiu.

Apoiado por numerosas ilustrações e fotografias, a obra agora resulta de um trabalho iniciado em 2004 por Gaspar Martins Pereira, que se baseou em vasta documentação inédita conservada no arquivo da Quinta de Roriz e em outros arquivos privados e públicos, nomeadamente na Torre do Tombo.

A edição é da responsabilidade de Edições Afrontamento, da Família Symington, e de João van Zeller.

--------------------------------------------------

Roriz - Uma quinta no coração do Douro de Gaspar Martins Pereira
Páginas: 496
Editor: Edições Afrontamento
ISBN: 9789723611922
Coleção: Edições Especiais
Preço Venda Publico : 24.00
Preço S/ IVA : 22,64 €